quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que aprendi com desenhos animados e planejamento de mídias sociais.


Os desenhos animados além de uma forma lúdica de diversão são verdadeiras extensões do cerne humano, suas aspirações e seu modo de ser. Em muitos casos poderíamos trocar Freud por Walt Disney sem muitos prejuízos à técnica da observação do comportamento humano como ferramenta psicológica, exceto é claro, que Mickey nunca sentiu desejo por sua mãe.

Então, proponho uma nova abordagem de análise do comportamento do consumidor, no mínimo menos maçante e mais divertida, para mídias sociais através de um paralelo com a psique dos personagens.

A influência e reputação nas mídias sociais é um fator de extrema importância, onde o nome da pessoa ou empresa muitas vezes é mais impactante do que aquilo que foi dito por ela. O mesmo acontece no ambiente dos desenhos animados, traçando um comparativo sobre influência, temos o exemplo fabuloso do Perna Longa! Todos o conhecem, mesmo que não se afeiçoem por ele, mas escutam o que ele diz e ainda mais, seguem suas palavras, porque sabem que são as mais assertivas. Ele carrega multidões, não atoa é o símbolo de sua empresa. O Pica Pau faz às vezes das empresas mal preparadas no ambiente social digital, pois a primeira vista até agrada e mostra simpatia, mas em pouco tempo demonstra seu interesse em lucrar gratuitamente com esta relação de forma nem sempre amistosa e despretensiosa, sem a criação de vínculos. Quem navega pelas mídias exerce um bloqueio muito grande com este comportamento abusivo de empresas que querem atenção a qualquer custo. Faça como o Manda Chuva, delegue tarefas aos seus executivos de tal forma que toda a empresa entre em sincronia em prol de um objetivo único que é tratar o cliente com cortesia e respeito num ambiente amigável. Certamente o cliente será muito mais propenso à sua marca.

A Liga da Justiça em paralelo seria nosso grande exemplo de comportamento em mídias sociais, justamente porque promove a diversificação e troca de culturas, ampliação dos conhecimentos e amizades e a criação de comunidades. Através do meio ou da “tribo digital” que o usuário frequenta, seus aspectos de compra mudam, seu comportamento muda e muitas vezes a sua postura enquanto indivíduo também.

Quando Mufasa, pai do Simba em O Rei Leão, diz ao Simba que sempre estará com ele, é justamente esta atitude que as corporações têm de adotar com seus clientes. Existe sinceridade em sua fala e acreditamos que sim, ele sempre estará conosco e que podemos contar com sua ajuda. Falar a verdade e entregar o que promete, esse é o mantra das empresas nas mídias sociais.

Saber aprender com as falhas e analisar cuidadosamente os passos e onde errou é essencial na conquista do cliente. Faça como Batman, use a inteligência de análise e tecnologia a seu favor e aprimore suas ferramentas de ação e abordagem com a experiência. Faça planejamentos, reveja as estratégias, organize as ideias, repense todo o processo, depois repense mais uma vez e de novo. Nas relações humanas tudo muda num big bang e o que hoje pode ser o seu velocino dourado ou ainda as suas armas mágicas da Caverna do Dragão, amanhã podem se converter em kryptonita pra sua empresa.

Dê um passo à frente, ouse e proporcione ao usuário uma nova experiência criativa. Se você não fizer a concorrência o fará. E você está preparado para as artimanhas do Coringa?

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